sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Suprema Felicidade. Não indico!

Quem é fã dos textos ácidos de Arnaldo Jabor pode se decepcionar muito ao assistir o longa de sua autoria, intitulado A Suprema Felicidade.
Com cenas recortadas de forma confusa e perdida, o filme possui roteiro simples, mas não prende a atenção do telespectador (ao menos a maioria), deixando-o sem unidade. Afinal, o que vi foi muita gente bocejando e saindo do cinema com ar de (“que decepção!”).
A história gira em torno do personagem Paulinho (Jayme Matarazzo), no Rio de Janeiro pós 2ª Guerra Mundial, mas para mim, quem toma conta da situação é o avó de Paulinho, Noel, interpretado por Marco Nanini.
Durante a trama Jabor trata de muitos temas, fazendo referência ao homossexualismo velado, palavrões, nudez, casamento fracassado, exploração sexual, frustrações profissionais, relações afetivas... Enfim, um emaranhado de cenas que acaba deixando A Suprema Felicidade extremamente triste, cansativo e chato.
Alguns personagens ficaram sobrando ou não foram bem aproveitados. É o caso de Deise (Maria Flor), que mantém contato do além com os pais, mostra fotos de ectoplasmas e tenta transar em cima de uma mesa de cirurgia (meio filme de terror, eu acho) e o pipoqueiro Bené, interpretado por João Miguel. Esse, se foi colocado para dar o ar irônico à trama, deixou muito a desejar com suas piadas sexuais primárias, sem graça e totalmente desnecessárias.
Mas, como diz Noel em um dos raríssimos bons momentos do filme “nada é só ruim e nada é só bom”, destaco como pontos positivos a interpretação de Marco Nanini e a execução da canção de Chico Buarque, Todo Sentimento.
Conclusão: o filme não faz pensar, nem rir ou chorar, apenas bocejar. Felicidade passa longe desse longa.


O quê: A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor
Onde: principais cines de Salvador
Bom final de semana!

3 comentários:

  1. Concordo com vc Simone. Esse foi o pior filme nacional que já assisti. Uma porcaria!!!
    Zé Américo

    ResponderExcluir
  2. Zé,
    Vc tem razão, esse filme não é nada bom.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. A única suprema felicidade que senti ao assistir a este filme foi poder desfrutar da companhia da minha namorada! De resto, foi o pior filme nacional dos últimos tempos... Bjs

    Paulo Giovani

    ResponderExcluir